No estudo do desenvolvimento da criança e da psicologia educacional, influenciado pela teoria da evolução de Darwin, o psicólogo procurou analisar o desenvolvimento da criança (ontogénese), a partir do desenvolvimento da espécie (filogénese), a fim de compreender o comportamento hereditário. Mas a subjetividade desses estudos tornou a sua validação impossível. Nas suas investigações, debruçou-se também sobre os problemas da criança e do adolescente em três aspectos: conflitos com os pais, perturbações de humores e comportamentos de risco. Para Hall a adolescência deveria ser considerada como um estágio especial do desenvolvimento humano, que anteriormente era ignorado.
A mais influente obra de Hall é o extenso (cerca de mil e trezentas páginas) livro em dois volumes Adolescence: Its Psychology, and Its Relations to Physiology, Ahthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion, and Education, publicado em 1904. Essa enciclopédia contém a mais completa sistematização da teoria de recapitulação de Hall, sobre o desenvolvimento psicológico. Ao envelhecer, Hall naturalmente se interessou por um estágio ulterior do desenvolvimento: a velhice. Aos setenta e oito anos, publicou o livro em dois volumes Senescence, em 1922, foi a primeira pesquisa de natureza psicológica em larga escala sobre questões geriátricas. Nos últimos anos de vida, ele também escreveu duas autobiografias. Recreations of a Psychologist (Recreações de um Psicólogo), em 1920, e The Life and Confessions of a Psychologist (Vida e Confissões de um Psicólogo), em 1923 e faleceu a 24 de Abril de 1924, no estado de Massachusetts.
Referências:
1. http://www.infopedia.pt/$stanley-hall
2. http://peroladecultura.blogspot.com/2010/06/sobre-adolescencia.html
3. Historia da psicoologia moderna / Duane P. Schultz, Sydney Ellen Schultz; [tradução Suely Sonoe Murai Cuciol. – São Paulo : Cengage Learnig, 2008.
Autora: Samara (1o Período)
não mostra nenhuma contribuição
ResponderExcluirnão mostra nenhuma contribuição
ResponderExcluir