terça-feira, 30 de novembro de 2010

Anne Anastasi e a Psicologia

     Nasceu em Nova Iorque, EUA, em 19 de dezembro de 1908 e faleceu naquela cidade em 04 de maio de 2001. Ela ingressou na faculdade com 15 anos e recebendo o doutorado com 21. Decidiu torna-se psicóloga por influencia de um professor (Harry Hollingworth). Entre 1930 e 1938, lecionou na Faculdade Barnard da mesma Universidade pelo salário de 2.400 dólares (o equivalente, hoje, a 33.600 dólares, posteriormente, foi professora assistente e chefe do Departamento de Psicologia, na Faculdade de Queens da Universidade da Cidade de Nova Iorque. 

   Em 1947, foi para Fordham University como professora adjunta de psicologia, ministrando as disciplinas Testes Psicológica, Análise Fatorial, Psicologia Diferencial, Psicologia Aplicada e Estatística. Entre 1968 e 1974, dirigiu o departamento daquela Universidade e, em 1979, aposentou-se como professora jubilada, com o título de Doutora Honorária da Ciência.
Ao longo da sua carreira, foi-lhe ainda concedido o doutoramento (honoris-causa) pela Universidade Vilanova (estado de Pensilvânia), Universidade de Windsor (Canadá), LaSalle College (Quebeque) e Cedar Crest College (Allentown, no estado da Pensilvânia). Recebeu alguns prêmios e, em 1897, foi-lhe atribuído a Medalha Nacional para a Ciência, pelo presidente Ronald Reagan, pelo seu desempenho na psicologia diferencial, vista como uma ciência comportamental. Na sua investigação científica, Anne Anastasi deu a conhecer a importância dos factores ambiental e experimental no crescimento psicológico, encarando a psicologia como uma ciência comportamental quantitativa. Na sua base teórica, estudou aprofundadamente a construção de testes psicológicos e respectivas utilizações correctas.
 Apresentou relevante contribuição conceitual para compreensão das influências dos fatores ambiental e experiencial no desenvolvimento psicológico. Seus fundamentos teóricos discutem a construção de testes psicológicos e as suas apropriadas aplicações. Entre as obras consideradas textos clássicos estão: Psicologia Diferencial, Campos da Psicologia e, principalmente, Testes Psicológicos.


     Anastasi casou-se, em 1933, com o psicólogo John Porter Foley Jr., colega de doutorado na Columbia University. Ela considerava o seu casamento uma experiência enriquecedora, Um ano depois que Anastasi se casou, com 25 anos de idade foi diagnosticada com câncer cervical. O tratamento fez com que não conseguiu ter filhos.contudo, via o câncer como “uma das principais razoes para seu sucesso” mulheres de sua geração freqüentemente tinha que escolher enter a maternidade e a carreira.a escolha havia sido feita por ela, e agora ela estava livre para se concentrar na sua carreira sem conflitos ou culpa.

Autora: Hélida (1o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário