terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sentimos o verdadeiro Altruísmo?

Como você se sente ao olhar essa foto? Ela te comove? Te faz sentir necessidade de poder estar lá, e ajudá-lo?
Bom seria se todas as pessoas pensassem assim, pois a maioria de nós não consegue sentir o verdadeiro altruísmo pelo próximo. Experimentar ALTRUÍSMO consiste em ajudar alguém sem esperar nada em troca, e para que esse ato seja verdadeiro, deve-se sentir empatia pela pessoa que precisa da ajuda, sentir EMPATIA nada mais é do que colocar-se no lugar do outro, sentir a dor, a fome do outro, “calçar os seus sapatos”. Quantos de nos sentiríamos uma empatia-altruísmo pela foto acima?
Trouxemos esse tema não para mostrar casos lindos e comoventes que vemos de altruísmo, de pessoas que dão a vida pelas outras sem nada em troca, mais sim questionar a falta de altruísmo existente no ser humano.
Muitas vezes pode-se confundir o sentido do verdadeiro altruísmo, se pensarmos novamente na foto exposta, como seres humanos poderíamos nos sentir comovidos, e ajudar pessoas nas suas diversas necessidades. Contudo nem sempre isso é feito por estarmos sentindo a dor do outro, mas sim para aliviar a nossa própria angústia de ver cenas comoventes.
O puro motivo de ajudar pode estar presente em apenas vermos situações como essas, mas porque não ajudamos mais? Porque lidamos com o problema alheio como se não fosse problema nosso? Não ajudamos pelo simples fato de não pensarmos no “problema” do outro, mas por sermos egoístas, que só ajudamos se isso nos faz sentir melhor com nós mesmos. 
Então caros colegas, temos que praticar mais vezes atos de verdadeiro altruísmo, para que talvez dentro de cada um desperte o puro desejo de ver o outro feliz, sem exigir nada em troca, deixemos de influenciar o próximo com atos de violência, vandalismo, desobediência, mais com atos de bondade que podem salvar vidas.
Autoras: Gabriela e Cássia (2o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário