terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os desafios da Psicologia Black

 Os Afro-americanos enfrentaram fortes preconceitos na Psicologia em geral. Em 1940 somente quatro faculdades para negros nos Estados Unidos ofereceram os curso de graduação em psicologia.

Quando os negros eram aceitos em uma universidade para brancos, enfrentavam uma série de barreiras para conseguir frequentar os cursos. Nas décadas de 1930-1940, diversas faculdades nem permitiam que os negros morassem no campus.

Francis Summer, o primeiro negro a obter o título de doutorado em psicologia, recebeu, em 1917, uma carta de recomendação considerada excelente, para um estudante de pós-graduação. O seu orientador o descreveu como "um homem de cor(...) relativamente livre das característica físicas e mentais que muitas pessoas de outras raças consideram  condenáveis" (Sawyer, 2000, p. 128).Quando Summer matriculou-se para o curso de pós-graduação na Clark University, a direção da universidade providenciou uma mesa separada no refeitório para ele e para os poucos colegas que se dispunham a acompanhá-lo nas refeições..

A principal universidade a oferecer formação  em psicologia para estudantes negros era a Harvard University, em Washington, DC. Na década de 1930, a escola era conhecida como a "Harvard dos Negros"(Phillips,2000,p. 150). Entre 1930 e 1938, somente 36 negros estavam matriculados nos cursos de pós-graduação o em psicologia em universidades fora da região Sul dos Estados Unidos, e a maioria frequentava a Harvrd. Entre 1920 e 1950, 32 negros obtiveram o título de doutorado em Psicologia. De 1920 a 1966, os dez departamentos de psicologia de maior prestigio dos Estados Unidos concederam oito doutorados a negros, entre o total de mais 3.700 concedidos (Guthri 1976; Russo e Denmark 1987).
O título de Ph.D. era o primeiro obstáculo a ser vencido pelos os negros e o próximo era encontrar um emprego digno. Poucas Universidades empregavam professores negros, as faculdades tradicionalmente para negros eram as principais fontes de trabalho.

Autora: Priscila - 1o período

Nenhum comentário:

Postar um comentário