terça-feira, 30 de novembro de 2010

A solução dos preconceitos


     O preconceito pode ser considerado um comportamento que age como mecanismo de sobrevivência, nos fazendo preferir nossa própria família, raça, religião e tratando os outros com indiferença e hostilidade.

     É um comportamento aprendido, muitas vezes passado pelo exemplo dos pais para os filhos, como modelos, em quem eles se espelham. Mas nem sempre é retido até a vida adulta!

     Um passo fundamental é a criação de grupos baseado em características. Os INTRAGRUPOS (pessoas que fazem parte de um mesmo grupo) acreditam que as pessoas do EXTRAGRUPO (pessoas que não fazem parte do mesmo grupo) são todas iguais, criando assim os ESTEREÓTIPOS.

     Estereotipagem é a forma de generalização em relação a um grupo de pessoas com características idênticas, atribuindo – as, a todos desse meio, sem exceção ou levar nada em consideração.

     O preconceito, sem dúvida, está presente em todos os lugares. Mas há alguns modos de fazer com que seja reduzido. O Contato, por exemplo, faz diminuir a hostilidade, na questão da interdependência mútua e objetivo comum, onde todos devem se unir para conseguir realizar algo; a Igualdade de Status, Contatos Múltiplos, Contatos Interpessoal Informal, Normas Sociais de Igualdade.


Enfim, seguindo essas condições, os grupos hostis reduziram esses comportamentos discriminatórios.


Autoras: Kêssia e Samara (2o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário