terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gustav Theodor Fechner e a Psicologia

Fechner nasceu numa aldeia do sudeste da Alemanha onde seu pai era o ministro, foi um pensador de interesses intelectuais notavelmente diversos no decorrer de uma ativa carreira de mais de setenta anos. Foi fisiologista por sete anos, físico durante quinze, psicofísico por catorze, esteticista experimental durante onze, filósofo por quarenta — Dentre esses empreendimentos, a obra de psicofísica foi a que lhe conferiu maior fama, embora ele não quisesse ser lembrado pela posteridade como tal.

Para Fechner, o físico e o psíquico não seriam realidades opostas, mas aspectos de uma mesma realidade essencial.

Fechner foi um dos pioneiros da Psicologia Experimental e da própria Psicologia. Procurando demonstrar que o psíquico e o físico são dois aspectos diferentes da mesma realidade, formulou, em seus elementos de psicofísica, estabelecendo a relação entre a quantidade de excitação e a intensidade da sensação Fechner foi um dos pioneiros da psicologia experimental e da própria psicologia sendo a data de publicação do seu "Elementos de psicofísica" uma das propostas para o início da psicologia enquanto ciência (disputa essa atribuição com Wundt e a construção do seu laboratório de psicologia). 

Fechner caiu numa depressão que duraram vários anos. Tinha dificuldades para dormir, não conseguia digerir alimentos (no entanto, não tinha fome, e o seu corpo estava quase em estado de inanição). A doença de Fechner pode ter tido natureza neurótica, hipótese sustentada pela maneira estranha como depois conseguiu a cura. Sua recuperação começou quando uma amiga sonhou que fizera para ele um prato condimentado à base de presuntos crus, com molho de vinho do Reno e suco de limão. 



Sua melhora, no entanto, durou pouco. Cerca de seis meses depois, os sintomas pioraram a ponto de ele temer pela própria sanidade, ocupou-se em tarefas mecânicas e rotineiras como forma de terapia ocupacional.
Ainda deitado em sua cama nessa manhã, Fechner repentinamente compreendeu que a lei que governa o vinculo entre a mente e o corpo poderia ser encontrada num relacionamento quantitativo entre uma sensação mental e um estímulo material.
Fechner morreu em Leipzig, em 18 de novembro de 1887.
Autoria - Núbia - 1o Período
Bibliografia -
www.wikipedia.org/wiki/Gustav_Theodor_Fechner
Livro - História da Psicologia Moderna - Influências Fisiológicas sobre a Psicologia (A Vida de Fechner)

Nenhum comentário:

Postar um comentário