terça-feira, 30 de novembro de 2010

James Mckeen Cattell ( 1860- 1944)


     Nascido em Easton, Pensilvania em 1860, foi um funcionalista da Psicologia americana representada em sua vida, promovendo abordagens de práticas em estudo com processos mentais, sua Psicologia concentrava nas capacidades humanas no conteúdo da consciência.
     Cattell interessou-se pela Psicologia em virtude das próprias experiências com as drogas. Ele experimentou várias substâncias, como o haxixe, a morfina, o ópio, a cafeína, o cigarro e o chocolate e descobriu interesse tanto pessoais como profissionais e documentou em uma revista os efeitos das drogas no funcionamento cognitivo. 
     Reconheceu a importância da Psicologia, observou seu próprio comportamento e estado mental com grande interesse. Cattell começou a lecionar a Psicologia e estudou com Wundt na Alemanha. Após obter o doutorado, Cattell retornou aos Estados Unidos para lecionar a Psicologia na Bryn Marwr College e na University of Pennsylvania. Cattell tornou-se um dos primeiros psicólogos americanos a destacar a quantificação, a classificação e a graduação, e foi primeiro psicólogo a ensinar a analise estática dos resultados experimentais. O rápido crescimento da estática ofereceu aos psicólogos exatamente o tipo de instrumento quantitativo como que sonhavam para sustentar a credibilidade científica. Além da estatística, Cattell interessou-se também pelo trabalho de Galton sobre a eugenia. Cattell foi o primeiro professor de psicologia nos Estados Unidos na University of Pennsylvania e editor de revistas e publicações científicas. Cattell empregou a expressão teste mentais e, durante o período em que trabalhou na University of Pennsylvania, administrou vários testes a seus alunos. Os tipos de testes eram para medir a amplitude e a variabilidade da capacidade humana, os testes lidavam com as medidas sensório-motoras, os testes de inteligências usam medições mais complexas de habilidade mental. Seu trabalho a respeito dos testes mentais reforçou o movimento funcionalista na Psicologia americana. Cattell realizou uma das suas ambições: promover a Psicologia aplicada como um negocio. 
Cattell faleceu em janeiro de 1944.


Bibliografia: Livro, Historia da psicologia moderna / Duane P. Schultz,
Sydney Ellen Schultz; [tradução Suely Sonoe Murai Cuciol]. – São Paulo : Cengage Learnig, 2008.
Autora: Núbia (1o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário