Cattell interessou-se pela Psicologia em virtude das próprias experiências com as drogas. Ele experimentou várias substâncias, como o haxixe, a morfina, o ópio, a cafeína, o cigarro e o chocolate e descobriu interesse tanto pessoais como profissionais e documentou em uma revista os efeitos das drogas no funcionamento cognitivo.
Reconheceu a importância da Psicologia, observou seu próprio comportamento e estado mental com grande interesse. Cattell começou a lecionar a Psicologia e estudou com Wundt na Alemanha. Após obter o doutorado, Cattell retornou aos Estados Unidos para lecionar a Psicologia na Bryn Marwr College e na University of Pennsylvania. Cattell tornou-se um dos primeiros psicólogos americanos a destacar a quantificação, a classificação e a graduação, e foi primeiro psicólogo a ensinar a analise estática dos resultados experimentais. O rápido crescimento da estática ofereceu aos psicólogos exatamente o tipo de instrumento quantitativo como que sonhavam para sustentar a credibilidade científica. Além da estatística, Cattell interessou-se também pelo trabalho de Galton sobre a eugenia. Cattell foi o primeiro professor de psicologia nos Estados Unidos na University of Pennsylvania e editor de revistas e publicações científicas. Cattell empregou a expressão teste mentais e, durante o período em que trabalhou na University of Pennsylvania, administrou vários testes a seus alunos. Os tipos de testes eram para medir a amplitude e a variabilidade da capacidade humana, os testes lidavam com as medidas sensório-motoras, os testes de inteligências usam medições mais complexas de habilidade mental. Seu trabalho a respeito dos testes mentais reforçou o movimento funcionalista na Psicologia americana. Cattell realizou uma das suas ambições: promover a Psicologia aplicada como um negocio.
Cattell faleceu em janeiro de 1944.
Bibliografia: Livro, Historia da psicologia moderna / Duane P. Schultz,
Sydney Ellen Schultz; [tradução Suely Sonoe Murai Cuciol]. – São Paulo : Cengage Learnig, 2008.
Autora: Núbia (1o período)
Nenhum comentário:
Postar um comentário