domingo, 5 de dezembro de 2010

Anna Freud (1895-1982)



     Anna Freud nascida no dia 3 de dezembro de 1895 na cidade de Viena na Áustria, era a caçula de seis filhos de Sigmund Freud e Martha Freud, quando jovem foi analisada pelo próprio pai, já que este é considerado o pai da psicanálise, e seria muito constrangedor para outra pessoa saber segredos do principal nome da psicanálise. Era uma grande devota de seu pai e nos anos que antecedem sua morte Anna foi o braço de Freud, pois tinha uma grande relação com o pai. Anna manteve uma relação muito intima com Dorothy Burlingham por mais de cinquenta anos e viveram sob o mesmo teto as últimas décadas de suas vidas. Esse fato, embora fosse do conhecimento de muitos, a conotação de serem lésbicas sempre foi negada.
     Anna Freud seguiu os passos do pai sendo um nome muito importante para a psicanálise pós-freudiana, quando jovem lecionou para séries primárias, o que lhe permitiu um acompanhamento diário de crianças, fazendo que se interessasse mais cedo pela psicologia infantil. Esteve ligada a Sociedade Psicanalítica de Viena nos anos de 1925 a 1928, onde publicou em 1927 um artigo que a fez se aproximar cada vez mais da psicologia infantil. Anna dirigiu uma escola maternal experimental para crianças menos favorecida da cidade de Viena presidiu também a Hampstead Child Therapy Clinic, clínica especializada na pesquisa e formação no meio da psicanálise infantil.
     Teve várias controvérsias com o estudo de Melanie Klein em relação ao modo como eram realizadas as técnicas psicoterapêuticas com crianças. Anna com a ajuda de Dorothy fundou a Hampstead Nurseries, uma instituição com o intuito de acolher crianças órfãs e que os pais estavam ausentes. No início de sua obra fez estudos direcionados para ansiedade e seus vários tipos, e como estes vários tipos de ansiedade interferem no Ego que, para se defender, utiliza de vários mecanismos de defesa para combater os diferentes tipos de ansiedade (ansiedade superegóica ou moral, ansiedade real e ansiedade puncionais).
    Anna Freud veio falecer no dia 09 de outubro de 1982 em Londres, vestida com um casaco que era de seu pai, que havia guardado como recordação, deixando varia obras importantes como: O Ego e os Mecanismos de Defesa (1949), Perturbações Psicológicas na Adolescência (1969).
Algumas fotos de Anna Freud com seu pai Sigmund Freud, com Dorothy Burlingham e outras imagens.
Um vídeo bem legal feito pelos alunos do Centro de Ciências da Saúde Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia mostra um resumo bem legal da vida de Anna Freud tanto sua vida profissional como pessoal.
Referências Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário