terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Vida virtual

     No mundo globalizado de hoje em dia, o acesso ao computador é totalmente fácil para qualquer pessoa. Acesso a jogos on-line tornou-se uma febre entre os jovens, mas será que isso faz bem? O vídeo abaixo mostra o jovem Cameron e o seu vício no WoW (World of Warcraft) um jogo sem fim onde o objetivo e ficar cada vez mais forte, como os jogos on-line em sua maioria.


     Vemos um efeito do jogo na sua vida, passando até 16 horas ininterruptas na frente do computador, a agressão e o estresse fazendo parte da sua vida, já que em tese o objetivo do jogo é ficar mais forte e acabar matando os outros personagens das pessoas que também jogam. A febre dos jogos on-line entre os jovens, vem aumentando bruscamente devido a ser uma fuga do mundo real. “Qual o problema em fugir da realidade se ela é uma droga?” Já dizia uma frase de Shinji Ikari. É muito mais fácil você ser um grande paladino, sacerdote ou outra classe dentro de um jogo, do que ser uma pessoa bem sucedida no dito “mundo real”. Mas não é só Cameron que sofre desse mal, chamado MMOG’s (Massive Multiplayer Online) traduzido ao pé da letra: “Jogo on-line para múltiplos jogadores massivos”.
     Dentro desse “mundo” existe uma economia própria, várias outras pessoas de todo o globo jogando. Não é incomum achar casais de namorados nesses jogos, onde as pessoas nunca se viram. Como não é impossível achar pessoas que fazem dinheiro real com itens virtuais, tais como equipamentos. O dinheiro que é usado para comprar itens que são vendidos por Reais, Dólares, Euros... Itens que dentro do jogo custa uma fortuna em sua moeda, fora dele podem ser vendidos até por R$ 15.000. Olhando pelo lado financeiro, compensa ficar 2, 3 dias acordado sem dormir, apenas procurando esse tipo de item no jogo.
     Porém o estresse causado pela procura de tais itens não compensa. Como vimos, Cameron quebra mouses, teclados, garrafas. Faz buracos na parede de sua casa, e a sua mãe já não sabe mais o que fazer. O aumento súbito do seu comportamento agressivo é visível mesmo no vídeo. Em algumas partes ele fica realmente irritado. Como futuros psicólogos, temos um grande trabalho pela frente com essa geração de hoje em dia que mesmo uma pequena parte, é muito viciada nesses jogos on-line, esquecendo que existe uma vida fora do mundo virtual.


Autoras: Deuzeni e Kelly (2o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário