terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Psicologia Social e Saúde

     Atualmente, psicólogos de diversas partes do mundo foram aprimorando a prática psicológica no contexto da instituição de saúde, tendo ocorrido mais  do que a simples transposição da clínica até o modelo atual. As intervenções passaram a ser mais focadas e adequadas e houve um diálogo com profissionais de outras áreas, com diferentes visões sobre o humano e sobre o adoecimento, que nem sempre são uniformes.
    Nessas intervenções, cada profissional tem o seu papel, mas juntos, em equipe, todos discutem os casos considerando as várias esferas do paciente.

      Como lidar com a doença, ou seja, seu sofrimento, angústia, depressão e toda a cascata de sentimentos desencadeada por detrás desse processo de enfrentamento da doença, como em casos que é necessário uma adaptação no modo de viver? A teoria da Psicologia social e Saúde aponta que é necessário uma preparação, e um apoio social  significativo na intervenção multidisciplinar ao paciente, que, com esse trabalho em equipe funcionando, serão obtidos resultados muito eficazes e permitir que a esperança e o bem estar possa fazer parte do ambiente hospitalar. Esse atendimento diferencial de equipes interdisciplinares proporcionará o efeito de um ombro amigo nessas horas de extrema dificuldade.


Autoras: Bárbara e Angélica (2o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário