quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mudança de atitude e persuasão

Segundo a Psicologia Social as atitudes são avaliações que fazemos das pessoas, de objetos e idéias e consistem em uma reação positiva ou negativa a alguma coisa. Elas são formadas por um componente afetivo (reações emocionais ao objeto), um componente cognitivo (nossos pensamentos e opiniões sobre o objeto) e um componente comportamental (nossas ações ou comportamento observável em relação ao objeto). Quando as atitudes mudam, geralmente acontece por influências sociais. Nossas atitudes em relação a tudo podem ser influenciadas pelo que outras pessoas fazem ou dizem.
            Assim, um método para mudar as atitudes consiste em apresentar informações persuasivas às pessoas para que ajam da maneira como queremos. Ou ainda apresentar o que é conhecido como comunicação geradora de medo: uma mensagem persuasiva que tente, através do medo, mudar as atitudes. Um outro modo de mudar as atitudes das pessoas é através da mensagem que enfatiza ou os ganhos ou as perdas. Através da mensagem que enfatiza os ganhos, é mostrado para a pessoa o que ela tem a ganhar ao adotar o comportamento que está sendo proposto e a mensagem que enfatiza as perdas destaca o que ela tem a perder ao evitar o comportamento mostrado.
Tradução do vídeo: “Embrace life     (abrace a vida)
Always wear your seatbelt”     (sempre use o cinto de segurança)

            No vídeo acima pode ser observado as três formas para se mudar uma atitude. A primeira consiste na comunicação geradora de medo, apresenta uma cena representando um acidente, o que gera medo em quem assiste, e em seguida mostra a recomendação de se usar o cinto de segurança para que quem assiste possa se tranqüilizar, pensando que se adotar o comportamento que foi mostrado reduzirá seu medo. A segunda enfatiza as perdas, de maneira que se a pessoa que assiste não adota o comportamento de usar o cinto de segurança, em um acidente ela pode perder principalmente sua vida. E a terceira destaca os ganhos, se a pessoa estiver usando o cinto de segurança, mesmo se se envolver ou não em um acidente, ela estará mais segura.
            E ainda falando de atitude e mudança de comportamento, o que dizer sobre atitudes agressivas? No vídeo abaixo, podemos ver exatamente isso, um exemplo claro de como nossas atitudes podem ser influenciadas pelo que as outras pessoas fazem. Tudo que vemos ou ouvimos (seja por influência das pessoas ou da mídia) pode mudar o nosso jeito de pensar, sentir e agir. Por isso, devemos ter bastante cuidado com o que vemos ou pior, com o que permitimos que as crianças vejam, já que por estarem em uma fase de desenvolvimento, estão mais sujeitas ainda a serem influenciadas.


Tradução do vídeo: “Children see          (crianças vêem)    Children do          (crianças fazem)
 Make your influence positive”        (faça sua influência positiva)

Autoras: Isabela e Regilene (2o Período)

Um comentário: