domingo, 12 de dezembro de 2010

Publicidade Subliminar

     O mundo da publicidade é rico em exemplos dos princípios de mudança de atitude e comportamento. Uma coisa curiosa na publicidade é que ela funciona com os outros, mas não com elas mesmas. A melhor prova que ela funciona é encontrada em estudos que utilizam o que se chama técnica de mercado a cabo.  Nesse caso, os anunciantes trabalham em conjunto com companhias de televisão a cabo e supermecados, mostrando um comercial-alvo a um grupo de pessoas selecionadas aleatoriamente. E acompanham o que as pessoas compram, fornecendo aos compradores potenciais, cartões de identidade especiais que são "escaneados" nos caixas na saída. Dessa maneira, podem saber se as pessoas que viram o comercial do Scrubadub compram realmente mais - a melhor medida da eficácia da publicidade.
 
        A Publicidade é muito eficaz, conforme indicam testes de mercado a cabo. Torna-se mais eficaz quando o anúncio é adaptado ao tipo de atitude que a pessoa adota e quando o produto é levado a parecer pessoalmente relevante para o indivíduo. Um tipo de publicidade que causou preocupação geral foi o uso de palavras ou imagens supostamente percebidas pelo inconsciente – isto é, as mensagens subliminares. A despeito do medo despertado, não se comprovou que esse tipo de publicidade influencie o comportamento do consumidor. Em condições controladas de laboratório, as mensagens subliminares podem produzir efeitos sutis na preferência do indivíduo, mais não há prova de que elas tenham sido usadas com sucesso em campanhas de marketing no mundo real.





    Essa mensagem subliminar no shampoo seda, por exemplo, é difícil de perceber. Juntando 2 rótulos do shampoo seda Control aparece um rosto no centro. Observe o exemplo acima. O shampoo seda entra para a lista de mensagens subliminares.



Autores: Débora Ataíde e Elizabeth Estrela (2o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário