quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

James Mill (1773 – 1836 )

     Mesmo vindo de família humilde seus pais fizeram questão que tivesse educação de primeiro nível e o mandarão a escola de Parroquia primeiro e depois a Academia Montrose, depois ingressou na Universidade de Edimburgo onde diferenciou-se em conhecimentos profundos na antiga Grécia.
     Licenciado em 1798 como predicador, James não teve grande sucesso. Entre 1790 a 1802 além de vários doutorados também se dedicou a estudos históricos e filosóficos . Desde de 1803 até 1806 trabalhou como editor em um grande jornal chamado O salário Literário neste mesmo período também editou As Crônicas de St. James e período. Em 1805 casou-se com Harriet Burrow com quem um ano depois teve seu filho Jonh Aturt Mill.
    James Mill, teve um grande chefe colega, Jremy Bentham. Em 1808 começou a escrever para o Edinburg Review onde muito contribuiu até 1813, seu primeiro artigo foi “ Dinheiro e intercâmbio” . Trabalhou também com William Allem em um jornal chamado “ O filantropista” .      Contribuiu maioritariamente em todos os números; seus tópicos de preferência foram educação, o libertado de imprensa e disciplina carcerária. Realizou violentos ataques contra a Igreja em conexão com a controvérsia de Bell e Lancaster, e tomou uma parte predominante nas discussões que levaram a fundação da Universidade de Londres em 1825. Em 1814 escreveu um número de artigo contendo uma exposição de utilitarismo para o suplemento da quinta edição da enciclopédia Britânica
     Desde 1824 até 1826 Mill contribuil ao Westminster Review. Em 1829 apareceu sua analise do fenômeno da mente humano. Desde 1831 até 1833 ele ocupou-se da defesa da companhia inglesa das indígenas orientais. Escreveu para o London Revien em 1834 um notável artigo titulado “A igreja e sua reforma”, sendo muito céptico por sua época dando a imagem do Review. Seu ultimo livro publicado foi o Fragmento em Mackintosk (1835)
    Seu intelecto era lógico até no ponto mais alto, era claro e preciso.

Autora: Hárita (1o Período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário