quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990)

B. F. Skinner nasceu na Pensilvânia, em 1904, formou-se em língua inglesa na Universidade de Nova York antes de ingressar para a psicologia, que cursou em Harvard onde conheceu o behaviorismo. Foram anos dedicados a experiências com ratos, pombos e a produção de livros. Criou pequenos ambientes fechados que ficaram conhecidos como caixas de Skinner,q quando  um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, um bolinho de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulos.
Quando sua filha nasceu, Skinner criou um berço climatizado, assim originando boatos de que teria submetido sua pequena filha a experiências semelhantes às que fazia com os ratinhos.
 Em 1948, aceitou o convite para ser professor em Harvard, onde ficou até o fim da vida. Morreu em 1990, em ativa militância em favor do behaviorismo.
Autora: Najara (1o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário