segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Até onde vai o poder da influência social?

     Vamos tentar responder isso até o final desse pequeno texto. Estamos em época de eleição, como sempre vemos candidatos famosos concorrendo a cargos políticos. Mas o que isso tem a ver com a pergunta acima? Pois bem, aí entra o poder da influência social esses candidatos usando da sua imagem e da sua influência em cima da massa, para conseguir votos. Um bom exemplo disso foi o Netinho (sim, aquele do Negritude Jr.) que foi eleito em SP como o vereador mais votado naquela eleição. Porém, como uma pessoa que nunca foi político antes, consegue uma quantidade de votos tão expressiva em um estado como São Paulo? Pois bem, uma pessoa que aparece na TV ajudando as pessoas de baixa renda, acaba criando uma imagem de “salvador” dos pobres e oprimidos. 
     Agora em 2010 é um pouco diferente, vemos o humorista Tiririca concorrendo ao cargo de Deputado Federal. Pelas informações do próprio Tiririca postado em seu Twitter, que já possui mais de 30.000 seguidores. Ele está em 8º lugar na corrida por uma vaga no plenário. Não estaria ele usando bastante da sua influência social para conseguir ser eleito? Uma pessoa que aparece toda semana na TV em pleno horário nobre, sabe que é vista por milhares de pessoas em todo Brasil, portanto é mais fácil caso venha a ser candidato em época de eleição der ser mais reconhecida do que aquela pessoa que é um líder dentro do seu bairro, ou um presidente de uma ONG.
Não estou aqui falando que caso ele venha a se tornar deputado, ele será um péssimo deputado. Não podemos cair nesse erro de atribuição, não é porque o personagem que ele interpreta na TV é “burro” que o Tiririca deputado será medíocre.
     Mas vamos parar para pensar, será que ele está preparado para assumir um cargo tão importante, apenas usando da sua imagem e da influência que ele tem entre a massa?
    Só que, por trás da eleição do Tiririca ocorre outras coisas, como por exemplo: Caso ele consiga se eleger com uma imensa quantidade de votos ele levará vários outros deputados do mesmo partido também. Ou seja: a imagem, o bordão, o jingle animado usados pelo partido do Tiririca para influenciar as pessoas a votarem nele, é uma estratégia política para a arrecadação de mais votos. 



     Mas como o próprio Tiririca fala em um dos seus comentários: “Pior do que “tá” não fica”.
      Apenas para salientar o poder da influência social, vários famosos também estão concorrendo a cargos políticos. Tais como: Renner da dupla Rick & Renner, o Leandro do trio KLB, o jogador de futebol Romário. Mas será que apenas a força que a imagem traz a essas pessoas é o suficiente para fazê-las ganhar? Isso teremos a resposta após o 3 de Outubro.

Autores: Luís Felipe e Daniela

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