quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jonh Stuart Mill e a Psicologia


 
     Filósofo, um grande pensador do século XIX, teve uma infância nada conveniente no qual aos três anos de idade lia grego,concordava com a visão de Locke a respeito da mente humana como uma folha em branco para o registro das experiência. Aos 12 anos de idade dominava com perfeição o currículo universitário padrão, com 18 anos, descreveu a si mesmo como uma “máquina lógica". Sempre foi interessado em política e filosofia, mas sua adolescência não foi muito longa, uma vez que aos vinte anos de idade teve um colapso nervoso. Defendeu uma apreciação mais sofisticada da influência das forças históricas na formação das idéias das pessoas e uma perspectiva menos cínica sobre as forças de relação. Em 1831 teve uma amizade peculiar com uma senhora casada, na qual foi determinante para sua vida, pois após a morte do marido dela, se casaram. Mill era um empirista cujo objetivo consistia em construir um sistema de conhecimento empírico genuíno, para uso tanto nas questões sociais e morais como na ciência. Então podemos perceber que Mill  teve uma vida o quanto conturbada e usou a mesma  apenas para um objetivo que foi os seus estudos.
    Um grande incentivador para isso foi seu pai, pois, além de ensiná-lo a estudar desde cedo, acabou contribuíndo para que Mill fizesse oposição às suas idéias quando adulto. Mill combatia a posição mecanicista. Ou seja, a visão de mente passiva que reage mediante o estimulo externo, e criou outra em que  concordava com Locke, quanto à importância da experiência e, em sua proposta, afirmava que idéias complexas não são apenas somatórias de idéias simples por meio de processo de associação. Acreditava que as idéias complexas eram mais que a soma de idéias simples.Comtribuiu significativamente  para a Psicologia, alegando ser possível a realização de um estudo científico da mente. Além disso Mill recomendou um novo campo de estudo que chamou de "Etologia" dedicado aos fatores que influenciavam o desenvolvimento da personalidade humana.
    Mill combatia a posição mecanicista de seu pai, James Mill, Oe seja, a visão de mente passiva que reage mediante o estimulo externo. Com isso, contribuiu muito para a Psicologia contemporânea.

Autor: Otávio César (1o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário