quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A auto-estima e os cuidados ao sentir-se bem consigo mesmo

Todo mundo gosta de se sentir bem!

     De ser preciso e competente nas coisas em que lhes são confiadas  e destinadas a realizar. De ser bem visto por todos... Enfim, ser alguém que tenha a “consciência limpa”.
     Mas há aquelas pessoas que não conseguem admitir o seu próprio erro em hipótese alguma, só para não terem em sua mente as suas escolhas erradas, mal informadas ou mal intencionadas. Quando a auto-estima da pessoa é ameaçada por algo que fez, ela costuma entrar em dissonância coginitiva, já discutido anteriormente nesse blog.
     A Psicologia Social nos explica algumas formas de resolução da dissonância cognitiva usadas para nos “livrarmos” dos pesos dos maus comportamentos que tivemos, como o de JUSTIFICAR O COMPORTAMENTO PASSADO por exemplo, que significa distorcer algo que se fez de ruim, dando uma explicação racional ao ocorrido, mesmo que para todos, a sua volta, a verdadeira razão do ato esteja clara.


     Pessoas normais como nós, também estamos sujeitas a fazer uso dessa, ou de outras auto-justificações, para que possamos nos sentir melhor, ou seja, não é um comportamento restrito apenas para quem se sente extremamente necessitado de AUTO-ESTIMA, só não podemos exagerar nesse remédio tão comum no dia-a-dia, mas sim assumir nossos erros procurando evitá-los ao invés de racionalizá-los.

Autora: Késsia Dutra (2o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário