segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que é a influência social, e o que ela faz com as pessoas?

  
     A influência social é o ato de levar uma pessoa (ou um grupo de pessoas) a fazer algo que, a princípio, desconheciam e/ou não tinham em mente.
     Segundo tanto a Psicologia (especialmente a Psicologia social), a Sociologia e a Antropologia, a influência social é uma das bases que definem nossos comportamentos dialeticamente, ou seja, modelando nossos comportamentos e sendo modelada por nossas respostas em retorno.
    Segundo estudos publicados pela Wikipédia, a Psicologia social tem grande importância para a definição do nosso comportamento, essa importância é estimada em 30 e 90% dependendo da definição utilizada. Definindo às vezes que roupas vamos usar, como nos comportar em determinados ambientes, como que somos influenciados diretamente pelo nosso cotidiano, o que devemos ou não fazer influenciando as leis de uma nação.
     Os principais mecanismos dessa modelagem, segundo a Psicologia comportamental ou behaviorismo, estão no reforçamento e punição. Sendo mais eficazes de acordo com a assertividade e a retórica do agente influenciador.
     Assim por exemplo um amigo pode mediar comportamentos em outro amigo com quem tenha empatia sorrindo e elogiando quando ele executar um comportamento que lhe seja considerado como agradável e desejável e ficando com raiva e criticando comportamentos que ele considere desagradável e indesejável.

Autoras: Aná Jéssica e Ana Cláudia

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Influência_social

Nenhum comentário:

Postar um comentário