quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"Pau que nasce torto" e as maneiras Alternativas de compreender a influência social

     Todos nós, como estudantes, pessoas, mães e pais temos uma maneira única ou grupal, de passar sabedorias adquiridas com o tempo e, ou com antepassados.
     Estas especulações ou indagações, uma vez feitas, subestimam a situação ou fato fazendo dela uma certeza incorreta ou direta demais.
     Geralmente quando temos esta sabedoria popular ou “senso-comum” acabamos errando muito, ou fazendo das situações simples demais, ao ponto de não aprendermos com os nossos incidentes anteriores. Deixando clara assim, a minimização do fato ocorrido, para que o nosso bom senso anterior, esteja sempre correto e irrefutável.
     Um exemplo disto é uma sabedoria popular de que: “Pau que nasce torto nunca se endireita”
 O que este dito popular nos passa, é que, uma coisa que nasce torta, numa irá se endireitar, o que de fato, não está certo.

(Imagem de um BONSAI, que é uma árvore que com cuidados especiais pode-se dar o formato que bem entendermos)

     A sabedoria popular ajuda de fato em algumas coisas, ao contrário do que pode parecer. Não se disse aqui que a sabedoria a popular está, por completa errada, apenas que algumas de nossas sabedorias podem nos ser falhas e que a especulação do novo deve ser feita para a mudança ou re-afirmação de nossas idéias.

Aluna: Lorena Inácio (2o período)


Nenhum comentário:

Postar um comentário