quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cognição Social: Como chegamos a conhecer as pessoas

     O que aprendemos sobre cognição social é um pouco conhecido por todos. Não teoricamente, ao pé da letra, mas de uma especial que cada personalidade cria.
     Quando vemos outras pessoas, logo vem à nossa mente um conceito sobre tal. Sempre achamos que conhecemos, ao ponto de deixar que a ignorância e a arrogância tomem conta do nosso ser.
     O que acontece é que a nossa mente usa heurísticas, que são atalhos mentais, para associar uma situação outra já vivida ou parecida. Podemos dizer que uma coisa ou pessoa é assim porque aquilo é desse jeito. A verdade não é essa. Até que ponto podemos conhecer as pessoas? Não podemos conhecer as pessoas de forma integral. Sempre teremos refutações contra as atitudes alheias.
A sociedade nos proporciona uma realidade totalmente Capitalista, uma sociedade que gira em torno do dinheiro e que, cada vez mais se transforma em uma máquina registradora. É fácil julga+r as atitudes dos outros sem saber o que se passa realmente na vida dele. É como se “prevêssemos” o futuro de uma criança, por exemplo, se é uma criança agitada e emotiva, dizemos que vai ser um adulto conturbado.
Plantamos uma semente em nossa complexa mente, onde dela saem frutos que nem nós entendemos.
      A partir dessas analises que nós fazemos, achamos que já estamos com o futuro na mão. Pronto! Somos videntes agora!
      É mesmo difícil conviver com mentes diferentes, mas é com essa diversidade que aprendemos a lidar com cada mistério da mente humana.
     A imagem a seguir pode ser interpretadas de acordo com as heurísticas que nossa mente tiver. Temos o livre arbítrio de interpretar do jeito que  vemos. Podemos imaginar além da imagem.
Dentro da percepção social temos a liberdade de analisar qualquer coisa como quisermos, porém nossa mente faz “pré-conceitos” sobre tudo que vê. O modo com que cada pessoa vê imagens é diferente. Pode-se interpretar de maneira emotiva e simples ou  de forma que vê-se a fundo.
Enfim o que percepção social nos proporciona é ver os fatos enquadrados em uma sociedade que pode ser fantasiosa e complexa ao mesmo tempo. O legal de tudo é que a nossa mente sempre encontra uma forma de associar os acontecimentos com fatos ocorridos e, dependendo, podemos curtir como uma experiência de aprendizagem.
Autoras: Maíza e Monica Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário