quinta-feira, 16 de setembro de 2010

John Stuart Mill e a Psicologia


John Stuart Mill nasceu em Londres, no dia 20 de maio de 1806.

A vida

     Para compreender bem as idéias e contribuições de Stuart Mill, é fundamental que se conheça um pouco sobre sua vida (educação vivência, amizades e influencias) Stuart Mill era filho do filósofo e historiador chamado James Mill que assumiu a responsabilidade pela educação de seu filho.
     John Stuart Mill recebeu uma rigorosa educação e aos 3 anos de idade já  lia Platão no original em grego.Aos 11 escreveu seu primeiro trabalho acadêmico e aos12 dominava com perfeição o currículo universitário padrão. Com 18 anos descreveu a si mesmo como uma “máquina lógica” e aos 21 sofreu uma depressão profunda. A respeito de seu distúrbio mental, disse: “meus nervos ficaram em estado de entorpecimento (...) toda base sobre o qual minha vida fora construída havia ruído .(...) não tinha sobrado nada  por que valesse a pena continuar a viver. Ele levou muitos anos para recuperar a auto estima. Aos 25 anos apaixonou-se por Harriet  Taylor,  mulher linda e inteligente,porem casada , ela exerceu grande influencia no trabalho de John Stuart  Mill. Cerca de 20 anos depois seu marido faleceu, e Harriet Taylor casou-se com John Stuart Mill. Ele referia-se a ela como “dádiva-mor da minha existência”. Quando ela faleceu ele ficou inconsolável com sua morte,sete anos depois , ele mandou construir um chalé de onde pudesse ver o túmulo de sua falecida esposa. Com a sugestão de sua filha e inspirado nas experiências matrimoniais de Harriet  Taylor com seu primeiro marido, escreveu um ensaio intitulado The subjection of womem (a sujeição das mulheres).
     Mill ficou horrorizado com alguns fato, dentre eles o fato das mulheres serem privadas dos direitos financeiros ou das propriedades.condenava a idéia da submissão sexual da esposa ao desejo do marido contra a própria vontade e na proibição dos divórcios por incompatibilidade de pensamentos.John Stuart Mill  faleceu no dia 8 de maio de 1873.
     John Stuart Mill era um empirista cujo objetivo consistia em construir um sistema de conhecimento empírico genuíno para uso tanto nas questões sociais e morais na ciência. Mill é conhecido sobretudo pelas suas obras utilitarista e pela sua afirmação de que idéias complexas não são apenas o somatório de idéias simples por meio de processo de associação conhecida como síntese criativa.
Principais idéias, contribuições e influências.
     A principal influência de John Stuart Mill distribuem-se pelos campos da lógica,da psicologia,do direito,da economia e da política.John Stuart Mill pode ser considerado um autor de transição ente o pensamento econômico antigo e o pensamento econômico moderno.tornou-se contribuinte influente e transformo-se formalmente na nova ciência da psicologia, contribuiu também significativamente para a psicologia alegando ser possivel a realização de um estudo científico da mente, além disso ele recomendou um novo compo de estudo que o chamou de “etologia”. Seu pai James Mill acreditava que a mente humana era como se fosse uma folha de papel em branco que registrava suas experiências, mais seu filho Stuart mill combatia essa visão mecanicista ,ele acreditava que a mente exercia um papel ativo na associação de idéias. Seu principal objetivo consistiu em renovar a lógica, tida como acabada e perfeita desde a construção aristotélica.

Aluna: Elisen (1o período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário