sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Jean Charles e a Heurística da Representatividade

     A heurística da representatividade tem como característica a classificação de uma coisa com base na semelhança com um caso típico. Ou seja, pode ser devido a maneira como a pessoa se veste, o jeito como usa o cabelo, suas tatuagem, etc. Isso tudo nos faz pensar em algum caso típico que, na verdade, talvez não revele nada sobre a pessoa.
     Acontece muito esse fato. Ainda mais com pessoas que se deixam levar demais pela heurística da representatividade. Pode ser o que aconteceu com o brasileiro Jean Charles de Menezes de 27 anos, oriundo de Minas Gerais. Que foi morto depois de ser confundido com um terrorista segundo as autoridades britânicas. Confundido com um terrorista que teria participado dos atentados no metrô de Londres. Isso seria o que chamamos de heurística da representatividade, os policias britânicos tinham sofrido com atentados terroristas e estavam com esquemas mentais sobre os terroristas, e acabaram confundindo o brasileiro com um dos terroristas devido a maneira como ele estava vestido, tipo de aparência, etc. Tudo isso pode ter influenciado os policias na hora do assassinato.



     O erro foi admitido e  informado.que o brasileiro não tinha nenhuma relação com qualquer grupo terrorista. Ou seja usaram de experiências anteriores e acabaram rotulando o brasileiro como terrorista, apenas em olhar para ele e assimilar que ele se encaixava no perfil dos terroristas que estavam a atacar o metrô.

Autoras: Deuzeni e Kelly (2o período)

Um comentário:

  1. No fundo todos tem um pouco de inveja: a empregada tem inveja da patroa , o funcionário do gerente, o gerente do diretor...............

    ResponderExcluir