sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A influência social: mídia x indivíduo

        Segundo o grande psicólogo Gordon Allport  a Psicologia Social é a ciência que estuda como os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos das pessoas são influenciadas pela presença concreta ou imaginada de outras
“Uma de suas ocupações é com a maneira como as pessoas são influenciadas pela sua interpretação, ou constructos, do ambiente social em que vivem. “ (Aronson, Wilson & Akert, 2002).
A mídia tem forte poder de persuasão para com seu público, atingindo desde um indivíduo até mesmo uma sociedade. As pessoas casualmente se identificam em determinadas situações que as imagens transmitem, causando assim, uma certa aproximação entre indivíduo, ficção e até mesmo  com fatos reais, tudo depende da maneira como os telespectadores constroem as situações.


As pessoas utilizam os meios de comunicação como companhia na sociedade individualista em que vivemos, preenchendo assim o vazio social e a utilizam como uma referência para lidar com as dificuldades do cotidiano. Os programas televisivos influenciam no comportamento social, familiar, nas roupas, na busca do corpo perfeito, no modo de falar, entre outros.
É comum encontrarmos pessoas que fazem coisas que para elas não são atraentes, tudo isso para se adequarem aos padrões impostos ou deduzidos da sociedade para um indivíduo.
Ainda há índice de analfabetismo no Brasil, ou seja, pessoas que utilizam a televisão como única fonte de informação. O que é apresentado na telinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio, causando assim uma forte influencia na vida desses seres humanos.

Autora: Dannuse Almeida (2o período)

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