segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Leta S. Hollingworth - participação feminina ativa na Psicologia

             Nascida em Nebraska, no Estados Unidos no ano de 1886, Leta Stetter Hollingworth foi de suma importância para a Psicologia, formada em 1906 pela Universidade de Nebraska. Casou-se com um doutor em Psicologia, Harry Hollingworth no ano de 1908, após seu casamento Leta não pode exercer sua profissão de professora devido a uma lei que proibia mulheres casadas a lecionar em escolas públicas. Harry juntou dinheiro para que Leta pudesse frequentar o curso de pós-graduação na Universidade da Columbia  onde se torna doutora 1916. Seus estudos contribuíram significantemente para a psicologia clínica, educacional, acadêmica e  para a psicologia feminina com a qual obteve o mérito de ser citada na American Men of Science,  sendo a principal referencia bibliográfica dos cientistas norte-americanos e que mais tarde recebe o nome de American Men and Women of Science.
Leta Hollingworth realizou pesquisa empírica a respeito da "hipótese de variabilidade", um conceito do darwinismo social da época em que acreditava-se na ideia de que as mulheres eram inferiores aos homem tanto intelectualmente, fisicamente e emocionalmente. Estudava as mudanças tanto do sexo masculino como do sexo feminino, seus dados desmentiram a hipótese de variabilidade e outras questões que inferiorizava a mulher, como a de que a mulher era mentalmente incapaz de durante o período de menstruação, quebrando paradigmas do preconceito ao sexo feminino.
Leta Hollingworth dizia que não era os fatos biológicos que faziam com a que mulher não tivesse uma participação mais ativa na sociedade mais sim atribuía esse fato a questão social e cultural do período.
A mesma iniciou um dos primeiros estudos sistemáticos de crianças com quociente de inteligência (QI) acima de 180, um dos seus trabalhos mais conhecidos, ela acreditava que os fatos ambientais e educacionais eram de extrema importância para desenvolver o potencial. Se interessava em cuidar corretamente da superdotação e como educar adequadamente indivíduos superdotados. Em meio as preocupações em volta da superdotação, Leta S. Hollingworth realizou uma pesquisa consistente tanto com interesse científico e com a preservação da privacidade na mente. Ela formou uma fundação para o estudo das crianças realmente talentosas.
Autora: Dannuse (1o Período)

Um comentário:

  1. Bom encontrá-lo, meu caro amigo!

    Estava aqui, preparando um texto seu, sobre "ser professor", que será publicado no próximo dia 15, lá no meu blog, e precisava atualizar o seu currículo (mini). Você está cursando Doutorado em Psicologia, é isso? Se possível, aguardo mais detalhes.

    Fraterno abraço!

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