quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Auto-estima: o desejo de se sentir bem consigo mesmo

     Auto-Estima é um dos motivos básicos do comportamento humano. A maioria das pessoas sente uma forte necessidade de manter um auto-estima razoavelmente alta - isto é, de considerar-se capaz, competente e decente.
    Quando temos uma boa auto-estima, nós nos sentimos seguros diante das pessoas e sabemos que elas vão gostar de nós pelo que somos. Buscamos a todo momento a aprovação, seja no meio familiar ou em qualquer outro grupo ao qual pertencemos. No entanto, quando nossa auto-estima é muito baixa, pensamos que devemos ser diferentes das outras pessoas, e fica aquela sensação de que há algo de errado conosco, podendo apresentar sentimento de culpa, dúvidas e medos exagerados.

    A razão por que as pessoas interpretam o mundo da maneira como o fazem pode ser muitas vezes encontrada nessa NECESSIDADE subjacente de manter uma boa imagem de si mesmas.
    Além da necessidade de manter uma opinião positiva de nós mesmos (a auto-estima), nós seres humanos, temos outras necessidades que influenciam nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos. É o caso da necessidade de ser preciso e da necessidade de controle.
    A necessidade de perceber o mundo com precisão abrange mais do que a percepção e as inferências sobre outras pessoas, envolvendo a compreensão das relações entre os próprios sentimentos,  pensamentos e ações, tanto quanto as relações entre esses fatores pessoais e os fatores correspondentes na outras pessoas. Queremos acertar e ter avaliações corretas sobre o mundo e as pessoas.
    A necessidade de controle consiste que todas as pessoas precisam sentir que exercem algum controle sobre o meio em que vivem. Quando sentem perda de controle, como acontece quando acreditam que pouca ou nenhuma influência exercem sobre o que de bom ou ruim lhes acontece, surgem algumas consequências importantes.
    A imagem que você tem de si mesmo, sua autoestima, molda seus pensamentos e atitudes que contribuem para edificar ou destruir seus relacionamentos, sua vida pessoal, sua vida profissional, ... sua vida ... sua felicidade!!

Autoras: Débora Ataíde e Elizabeth Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário