quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inveja e auto-estima - teoria da manutenção da auto-avaliação

     Nem sempre as pessoas são más, mesquinhas, até mesmo invejosas ou que tentam prejudicar o desempenho de seus amigos. Em muitas situações nos mostramos prestativos quando o assunto é amizade, mas se a questão em jogo se tratar da nossa auto-estima a situação já muda de figura e já não somos tão prestativos assim.
     Todos nós temos capacidades e traços aos quais damos muito valor e se nos deparamos com alguém que é melhor nela do que somos, haverá aí um problema - variedade de DISSONÂNCIA. Segundo a teria de manutenção da auto-avaliação de Tesser(1988) o nosso auto-conceito pode ser ameaçado pelo comportamento de outra pessoa, o nível da ameaça é determinado tanto pela proximidade do outro quanto pela importância para nós do comportamento.
     A dissonância ocorre quando um amigo íntimo é melhor em uma tarefa importante para nossa auto definição. O que realmente incomoda o indivíduo que está sofrendo essa dissonância é o fato de uma pessoa próxima, querida, amada ser melhor em aspectos que este considere importante e relevante. Mexe muito com a auto-estima da pessoa ver que tem alguém, bem próxima a ela, que o supera em algo que queira se destacar.


     Podemos dizer que esse problema da dissonância é sentir inveja do outro e não aceitar que o outro consiga se destacar. Para resolver essa dissonância, nós podemos: 1) aceitar e elogiar a vitória o outro; 2) afastar-nos do outro; 3) minimizar a importância dessa diferença; ou 4) tentar melhorar nosso próprio desempenho.

Autoras: Lídia e Dyanata

Nenhum comentário:

Postar um comentário