domingo, 12 de setembro de 2010

O "Se eu..." e o pensamento antifactual

Diariamente sem percebermos praticamos pensamento antifactual, ou seja, imaginamos alguns momentos ocorridos no passado de forma diferente, com mudanças que nós mesmos criamos mentalmente para imaginar o que poderia ter acontecido.
Os pensamentos antifactuais disponíveis em nossa memória têm uma forte influência nas nossas reações emocionais nos incidentes.
Conseguimos mentalmente desfazer o passado e pensar em resultados diferentes produzindo um grande impacto sobre como o explicamos e como nos sentimos a respeito dele.

Exemplos:

Se eu não tivesse dirigido bêbado...          ...o acidente não teria ocorrido
Se eu saísse mais cedo...                 ... eu não tinha chegado atrasada
Se eu tivesse estudado...                 ...eu tinha me formado com meus amigos
Se eu não tivesse fumado tanto...         ... meu filho não estaria doente

Se eu tivesse me prevenido...          ...eu não tinha ficado doente

Se tivéssemos cuidado mais do nosso Planeta...    ...o Aquecimento Global não existiria

Autoras: Patrícia e Gisele (2o Período)

Nenhum comentário:

Postar um comentário