segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mary Whiton Calkins venceu o preconceito e a discriminação na Psicologia dos anos 60

      Nascida em 30 de Março de 1863, a norte-americana psicóloga, psiquiatra e professora Mary Whiton Calkins, vencedora do preconceito e discriminação, sendo de grande e duradoura importância para a psicologia, estando entre os 50 (cinquenta) psicólogos mais importantes dos Estados Unidos.
     A Universidade de Havard não a aceitava por ser uma mulher, mesmo atendendo todos os requisitos da Universidade e fazendo pesquisas brilhante como estudos da memória humana, o simples fato de ser do sexo feminino fez com que Calkins não pudesse obter um título superior pela Harvard University, se graduando pela Universidade Columbia.
     Após terem sido apresentadas, a seu favor, petições do Presidente do Wellesley College, uma Universidade para mulheres onde ela lecionava e de seu pai, um ministro presbiteriano importante. Mary Calkins, sob a orientação de William James, apresentou um trabalho doutoral à Universidade de Harvard, mas esta a recusou diversas vezes, a atribuir-lhe o doutoramento, simplesmente por ser mulher.
     Em 1891, regressou ao Wellesley College, onde criou o laboratório experimental de psicologia e onde se tornou professora dessa ciência. Em 1905, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da APA (Associação Americana de Psicologia), sem ter doutoramento.
A foto ilustrada mostra Mary Whiton Calkins, entre alguns Psicólogos Americanos sendo, a única mulher. 

Muitos cientistas e psicólogos do século XIX Acreditavam na Superioridade Intelectual Masculina.  Baseavam-se na ideia de Darwin a respeito da variabilidade masculina, que em diversas espécies o macho demonstrava uma variedade mais ampla de desenvolvimento das características físicas e das habilidades do que as fêmeas. Creram com isso que, a mulher tinha menos capacidade intelectual que o homem.  O mito da hipótese da variabilidade considerava a mulher inferior ao homem, fisicamente e mentalmente, causando tanto preconceitos e discriminação. Calkins mostrou sua intelectualidade e contribuiu para a psicologia.       

Autora: Milena (1o período)                                                                    

Um comentário:

  1. A mulher intelectualmente falando é igual e em muitos casos até superior ao homem. E tem dado sua contribuição em todas as áreas do conheci-
    mento humano: medicina ,física .astronomia etc.

    ResponderExcluir