quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pensamento anti-factual - Caso Bruno

      Escolhemos um tema bastante conhecido atualmente na mídia como “o caso Bruno”, devido estar sendo muito falado ultimamente, e usaremos a heurística do pensamento anti-factual para tentar explicar um pouco mais o que pode estar acontecendo.
     Tudo começa com o desaparecimento repentino de Elisa Samudio. Pelo qual Bruno já estava sendo suspeito, devido à cobrança dela em relação a pensão do filho deles. Como Bruno já era comprometido, eles mantinham um relacionamento às escondidas. Daí então o Bruno foi o maior suspeito pela morte dela,
       Tendo todas as provas contra ele, foi preso e condenado, por uma coisa em que ele poderia ter tomado a decisão correta e mais sensata, ou seja, dando aquilo o que era de direito de Elisa Samudio e seu filho. Em que não haveria necessidade de chegar a esse extremo, a ponto de tirar uma vida de alguém. Jogando ainda toda sua carreira, seu contrato milionário com flamengo e sua vida privilegiada para o alto.
        Tendo que agora viver em uma prisão como outro criminoso qualquer.
        Em notícia veiculada no Jornal da tarde, o primo de Bruno diz que ele está arrependido.


Tentamos aqui deixar o mais claro possível o que seria pensamento anti-factual. Bruno arrependido do que havia feito, acabando assim com sua carreia tendo que viver agora em uma prisão pensa em como seria diferente se tivesse acontecido de outra maneira. No momento em que ele pensa no passado vendo como essa estória poderia ter tomado rumo diferente, acaba sofrendo mentalmente Isso resume um pensamento anti-factual.

Autores: Jonathan Viana e Helen Lopes (2o período)

Um comentário: