quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Wundt ofereceu o primeiro curso jamais ensinado em Psicologia científica

      Wundt ofereceu o primeiro curso jamais ensinado em Psicologia científica, o tempo todo, salientando a utilização de métodos experimentais obtidos a partir das ciências naturais, destacando a relação fisiológica do cérebro e da mente. Sua experiência em fisiologia teria um grande efeito na sua abordagem para a nova ciência da Psicologia. Suas palestras a mente das pessoas e dos animais foram publicadas em 1863. Ele foi promovido a Professor Assistente de Fisiologia em Heidelberg, em 1864.

     Wundt aplicou-se a escrever uma obra que veio a ser uma das mais importantes na história da Psicologia, Princípios de Psicologia Fisiológicas em duas partes, uma em 1873 e outra em 1874. O princípio utilizado em seu sistema de Psicologia, procurava investigar as experiências imediatas da consciência através de introspecção, ou o auto-exame de consciência da experiência de uma observação objetiva, sistemática e experimental.
Em 1875 ele assumiu uma posição na Universidade de Leipzig. Quatro anos mais tarde ele criou um laboratório psicológico, é o mais antigo laboratório que hoje ainda está em aberto. Os estudantes de Wundt acabariam por criar  importantes laboratórios psicologia na Universidade da Pensilvânia, Columbia, Yale, Harvard, Cornell, e de Stanford.
Ele permaneceu em Leipzig até sua morte em 1920, escreveu cerca de 54 mil páginas entre 1853 e 1920 e supervisionou centenas de teses e dissertações em várias disciplinas.

Autora: Andrea Araujo

2 comentários:

  1. Sem dúvida um grande cientista e você Andrea, serve de co-autora para muitos estudantes como eu. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Vejo que meu texto foi um bom incentivo

    ResponderExcluir